Destaque

Consulta Pública para revisar norma sobre Testes Psicológicos até o dia 30 de junho

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou Consulta Pública para a revisão de sua Resolução 2/2003, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de Testes Psicológicos e regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 30 de junho, por meio do formulário eletrônico disponibilizado pelo CFP no link:
http://www2.cfp.org.br/consultapublica/2016/revisao/

O objetivo da revisão é tornar a normativa mais adequada às necessidades de ordem ética, técnica e científica, dinamizar a produção científica de instrumentos psicológicos e dar celeridade do fluxo de trabalho do Satepsi. A proposta pretende, ainda, compatibilizar a normativa à Resolução da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) 466/2012, que visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes de pesquisa, à comunidade científica e ao Estado.

A Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do CFP, responsável pela atualização, buscou verificar as necessidades e dimensionar as ações revisionais acerca da avaliação psicológica em cenários distintos de atuação profissional. “Apresentamos a proposição de revisões, de forma a ponderar em conjunto com a categoria a modificação e atualização do marco legal. É uma medida inovadora na avaliação psicológica e esperamos poder contar com a experiência profissional, com as necessidades inerentes ao trabalho dos colegas, mas principalmente com o desejo de transformar mais e melhor as condições de atuação profissional”, destaca o coordenador da Comissão, João Alchieri.

A presidente do CFP, Mariza Borges, destaca o caráter democrático da consulta pública. “Ouvir a categoria, e em especial os profissionais que trabalham na área específica da avaliação psicológica, é uma maneira de tentar aproximar as resoluções do CFP às maneiras de fazer e atender às necessidades daqueles profissionais que trabalham na área, para que serviços de qualidade e eticamente corretos sejam feitos pelos psicólogos (as). Entendo que estamos fazendo, com isso, um aprofundamento da prática democrática dentro do sistema”.

por ASCOM CFP