Destaque

‪#‎9CNP‬ ‪‎Até 2019!‬ Congresso Nacional de Psicologia termina em Brasília

O 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, terminou no domingo (19/06), com o/as participantes debatendo e votando todas as pautas dos eixos de propostas encaminhadas ao pleno pelos dez grupos de trabalho (GTs), baseadas nas proposições advindas dos 23 Congressos Regionais de Psicologia (Coreps).

As proposições do Eixo 3 foram ligadas à ampliação da presença do/as psicólogo/as nas políticas públicas e na sociedade de modo geral, e à construção de referências para o exercício profissional. Pela manhã, foram debatidas as pautas do Eixo 2 “Contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e de garantia de direitos”, e no sábado (18/06) as do Eixo 1 “Organização Democrática do Sistema Conselhos e Aperfeiçoamento das Estratégias de Diálogo com a Categoria e a Sociedade”.

As discussões em plenária do CNP prosseguiram no sábado (18/06), quando o/as participantes debateram a votaram as propostas dos eixos, iniciada na sexta (17/06). A abertura aconteceu na quinta-feira (16/06), com aproximadamente 270 pessoas, entre delegado/as, estudantes e convidado/as de todas as regiões do país. No primeiro dia, além da mesa de abertura, houve a deliberação do Regimento Interno e a eleição da mesa diretora do CNP. Estiveram presentes a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Monteiro Borges; a representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli, dentre outras autoridades.

No último dia, além da votação das propostas, foram apreciadas 49 moções (entre de apoio e de repúdio) e lançada a Articulação Nacional de Psicólogos e Psicólogas Gays, Lésbicas, Travestis e Bissexuais, com vistas a barrar retrocessos no que se refere aos direitos LGBTs no Brasil.

Os documentos e caderno de propostas podem ser acessados no link Publicações: http://9cnp.cfp.org.br/publicacoes/ 

#‎ALAGOAS‬
A delegação alagoana esteve presente e bastante participativa no CNP com a presença de nove delegado/as profissionais e uma delegada estudante. A comitiva foi representada pelo conselheiro do CRP-15, FÉLIX VILANOVA e do/as psicólogo/as GERSON ALVES; MAURÍCIO MELO; RAUL BRITO; DENISE MUNIZ; JOCASTA GONÇALVES; SIMONE FREIRE; IZOLDA DIAS e CICERO FONSÊCA. Representando os estudantes, a acadêmica JESSYHANNE AMORIM, do 8º período da UFAL Palmeira dos Índios.

CHAPAS CFP
Ao final da plenária, a Comissão Eleitoral do 9º CNP apresentou as chapas relativas à consulta nacional para a gestão 2017/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que acontece de 24 a 27 de agosto. As quatro chapas anunciadas foram:
“Renovação da Psicologia”;
“Fortalecer a Profissão”;
“Cuidar da Profissão”;
“Psicólogos em Ação”.

TRANSMISSÃO ONLINE
O CNP foi transmitido, ao vivo, via internet, desde a plenária de abertura, assim como as plenárias de análise das propostas dos eixos do Congresso. Os vídeos estão disponíveis para acesso nos links:

16/06 – https://www.youtube.com/watch?v=aTf_eC9lLlI

18/06 – https://www.youtube.com/watch?v=CUA2lq_PnD0

19/06 – https://www.youtube.com/watch?v=Fh7hGwEK9ms

por ASCOM CFP com ASCOM CRP-15
Fotos: ASCOM CFP

ACESSE AQUI A GALERIA COMPLETA DE IMAGENS DO 9º CNP

ACESSEM AS NOSSAS MÍDIAS!
twitter.com/CRP_15
www.facebook.com/CRP15