Destaque

‪#‎18deMaio‬ A Psicologia e o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), assim como os 23 Regionais de Psicologia, atuam em defesa de um tratamento humanizado dos portadores de sofrimento mental com base no respeito aos Direitos Humanos, da liberdade e da cidadania e, neste Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, destaca que no Brasil ainda existem hospitais psiquiátricos e manicômios, e que estes continuam reproduzindo a violência institucional e simbólica em nossa sociedade.

A Psicologia brasileira reitera seu apoio aos usuários, trabalhadores e familiares do Movimento Antimanicomial em todo o país, que atuam pelo fim dos hospitais psiquiátricos e que, desde os anos 80, já conquistaram batalhas e importantes e transformações para a Reforma Psiquiátrica brasileira. As mudanças no modelo assistencial operadas pela política de saúde mental, os avanços políticos, normativos e assistenciais demostram a importância da atuação da sociedade e vislumbram os novos desafios a serem alcançados.

Ainda, neste dia de luta, que marca a data do lançamento do primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios – a carta de Bauru, divulgada em 1987 por trabalhadores de saúde mental durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental na cidade do interior paulista, a Psicologia ressalta seu posicionamento por uma sociedade sem manicômios e sua luta contra todas as formas de opressão social na busca de sua superação e a transformação efetiva das relações da sociedade com a chamada loucura.

A Psicologia se junta à mobilização e manifestação dos usuários, familiares, núcleos, organizações, associações e serviços públicos de Saúde Mental que hoje se identificam com o movimento e colocam em pauta as discussões sobre as políticas de Saúde Mental no país.

Romper com a cultura manicomial e com todas as formas de opressão social, para construir possibilidades de convívio com as diferenças é essencial em uma sociedade democrática que preza pelos Direitos Humanos.