Conselho Regional de Psicologia de Alagoas participa de Audiência Pública em prol da promoção de saúde mental

d705eb4c-a105-42b0-a3a7-e0de2b4a5097Nessa última terça feira (06), o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP 15), participou da mesa palestrante na Audiência Pública sobre medidas de combate a depressão, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O debate teve como objetivo levantar a discussão acerca da necessidade de instituir no calendário nacional o “Janeiro Branco”, conscientizando a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), 11,5 milhões de pessoas sofrem de depressão, por ano, no País. O Brasil é o segundo das Américas e o quinto do mundo em número de casos. Só no ano passado, 75,3 mil trabalhadores foram afastados de suas atividades por depressão.

Criada em 2014, o Janeiro Branco é resultado da luta dos psicólogos de todo o Brasil, na busca pela promoção de saúde mental.

Para a secretária do CRP 15, Laeuza Farias, integrante do Movimento da Luta Antimanicomial, a depressão é uma epidemia silenciosa, um mal deste século, agravado pelo uso crescente de novas tecnologias.

“Estamos vivendo em uma era virtual, tudo a gente quer resolver por aplicativo, mandando mensagem. Só que a vida não é virtual, a vida é real. Eu vivo na realidade. Eu tenho pessoas junto de mim que têm demandas, frustrações, sentimentos, que exigem a minha presença ou que cobram algumas coisas de mim. Eu não vivo dentro de um telefone celular, eu não sou um aplicativo, eu sou uma pessoa”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, José Félix Barros, atribuiu os altos índices de depressão no País à crise política e econômica. “As mudanças na Previdência, as mudanças trabalhistas, as mudanças em todo contexto que é da vida política do País, isso tem mexido com toda a sociedade. A gente sente isso nos nossos consultórios, nos atendimentos no serviço público, e a gente tem que estar preparado para atender toda essa demanda”, Declara.

Veja a baixo, na íntegra, como aconteceu a audiência pública nesta última terça.

https://www.facebook.com/campanhajaneirobranco/videos/1463763003682754/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>